Secretário Zezinho Sobral participa da abertura do II Seminário Internacional de Educação Profissional do Senac

 O objetivo é dar visibilidade e cientificidade a variadas práticas e políticas implementadas na instituição


A educação técnica profissionalizante está cada vez mais fortalecida na Rede Estadual de Ensino e vem preparando estudantes para as oportunidades no mercado de trabalho. Neste sentido, equipes gestoras e técnicas da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) participaram nesta quarta-feira, 9, da abertura do II Seminário Internacional de Educação Profissional de Sergipe, evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O objetivo é dar visibilidade e cientificidade a variadas práticas e políticas implementadas na instituição. Este ano o evento contempla ainda o VI Fórum de Turismo e a III Jornada de Tecnologia da Informação. Na solenidade, o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, falou da importância da educação profissional e da parceria entre Seduc e Senac na formação dos estudantes e a inserção no mercado de trabalho.

“A formação técnica profissional tem avançado na rede estadual de Sergipe e trabalhamos para que mais sergipanos tenham mais oportunidades profissionais. No ano de 2022 tínhamos em torno de 7 mil matrículas em curso técnico e agora, em 2023, são cerca de 14 mil efetivadas para os cursos ofertados na rede. Isso fortalece a política de educação de formação e desenvolvimento profissional”, destacou o gestor estadual.

O evento vai até esta quinta-feira, 10, e reúne instrutores, investigadores, docentes, comerciantes, empreendedores e educadores que atuam especialmente na Educação Profissional. Dentre as diversas palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e apresentações, a abertura do evento contou com a participação do professor Carlos Brito, da Universidade do Porto – Portugal, com o tema: “Futuro do Trabalho: Como as Novas Tendências Moldam a Demanda por Competências e Habilidades”.

A assessora de Inovação Educacional do Senac/SE, Cristiane Tavares, pontuou a importância da realização do Seminário, englobando mais dois eventos.

“O evento busca consolidar o Senac Sergipe como uma referência nacional em pesquisas voltadas para a Educação Profissional e dará destaque a diversas práticas e políticas inovadoras da instituição, com trabalhos apresentados na categoria de artigo científico. É fundamental promover o diálogo e a socialização de boas práticas em um evento tão significativo para o setor”, comentou.

Já para o diretor regional do Senac, Nilson Lima, “o seminário é de grande importância para debater os avanços da educação profissional a fim de que todos os sergipanos tenham leques de oportunidades no mercado de trabalho. Parcerias são fundamentais para que alcancem a todos”.

Avanços na rede estadual

Atualmente a Seduc oferta 41 cursos em 14 eixos tecnológicos. Dentre os cursos estão Enfermagem, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, Informática e Redes, Administração e Automação Indústria, Petróleo e Gás, Saúde Bucal, Cuidador de Idosos, Modelagem do Vestuário, Gerência em Saúde, Energias Renováveis, Agroecologia, entre outros. A rede pública estadual conta com 59 instituições de Educação Profissional e Tecnológica (ETP), das quais 14 são Centros de Excelência em Educação Profissional - ou seja, ofertam também o ensino médio regular ou concomitante com a educação profissional.

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), cuja finalidade é preparar o alunado para o exercício de profissões, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mercado de trabalho e na vida em sociedade.

O curso técnico de Nutrição e Dietética, por exemplo, é um dos mais procurados e é ofertado em cinco unidades: Centro de Excelência de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro, em Poço Redondo; Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco, em Neópolis; Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, em Propriá; Instituto Rui Barbosa, em Aracaju; e Centro de Excelência de Educação Profissional Udilson Soares, em Simão Dias.

Ainda de acordo com o secretário Zezinho Sobral, a parceria entre Seduc, Senac e Sistema S vem proporcionando a qualificação profissional em todo o estado. “Fizemos a qualificação de 3 mil alunos, e a formação avança em outras áreas do Sistema S. Este ano ele veio com formação para a indústria em pontos focais das demandas de estudantes e o Sebrae com formação sobre empreendedorismo. O estado investe na oferta de matrícula e nessas parcerias importantes na formação técnica e profissionalizante em Sergipe, focando na empregabilidade e, principalmente, na preparação do aluno para uma vida profissional futura”, complementou.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages